A Lipoenxertia é uma cirurgia plástica que tem uma técnica de redistribuição da gordura do corpo. O procedimento usa a própria gordura para definir, dar volume ou até mesmo preencher partes do corpo. O procedimento é feito com bastante frequência nos seios, bumbum, ao redor dos olhos, lábios e coxa, por exemplo.
Além de preencher locais desejados, a técnica retira gordura em locais onde se encontra em excesso, como na barriga e nas costas, por exemplo. Para isso é realizada uma lipoaspiração que remove a gordura localizada de locais indesejados. Isso ajuda também a esculpir e definir a região onde é realizada.
Como é feita essa aplicação da gordura no corpo
Esse procedimento de aproveitamento da própria gordura corporal deve ser feita por um profissional de qualidade e de sua confiança. A primeira parte do processo passa por selecionar e aspirar gordura de algumas partes do corpo como doadores, como barriga e coxas, por exemplo. Esse procedimento é feito através de uma lipoaspiração.
Feito isso, a gordura recolhida precisa ser tratada e purificada, esse processo tem como objetivo remover o sangue e outros restos celulares encontrados na substância. Com este procedimento feito e a gordura já tratada e pronta, ela irá então ser enxertada na região pretendida. Esse processo é feito com o uso de agulhas finas, através de microinjeções.
O procedimento inteiro é feito com anestesia local, podendo ter sedação ou não. Desta forma o procedimento se torna livre de qualquer desconforto ou dor. De um modo geral, a hospitalização leva algumas horas, podendo variar em até 2 ou 3 dias no máximo.
Aproveitamento da gordura
Se engana porém, quem acha que toda gordura retirada acaba podendo ser reaproveitada dentro do próprio corpo. O índice de aproveitamento do material aspirado é de 30%, o que significa que em um litro de gordura, cerca de 300ml podem ser utilizados em outras partes do corpo.
A cirurgia varia de uma a três horas. Durante o ato cirúrgico se faz o tratamento da gordura, que é imediatamente enxertada.
O resultado final pode ser obtido depois de seis meses, que é o tempo necessário para o desaparecimento completo do edema. Não existe uma restrição de idade para esse caso. Sempre é importante ressaltar que fumantes e pessoas que sofrem de alcoolismo não podem realizar qualquer tipo de cirurgia plástica.
Harmonização Facial com lipoenxertia
Dentre as diversas partes do corpo que podem ser beneficiadas com a lipoenxertia, um procedimento é bastante comum entre as mulheres: A Harmonização Facial. Esse procedimento harmoniza a aparência da face ou para corrigir danos faciais que ficam como sequela de algum acidente.
É comum que com o passar do tempo, o rosto comece a perder gordura e, com isso, apresente um aspecto mais envelhecido. O enxerto de gordura devolve uma aparência mais jovial, com aspecto natural.
Recuperação e a cicatrização
O processo da Lipoenxertia tem uma recuperação bastante rápida. Dentro desta recuperação é comum surgirem alguns sintomas como dores localizadas, pequeno desconforto, hematomas e/ou inchaços. Mas não se preocupe, esses sintomas desaparecem ao prazo de três semanas ou, no máximo, um mês. A recomendação feita neste tipo de tratamento é de repouso e evitando esforços no primeiro mês de recuperação.
Os primeiros dias podem ser os mais dolorosos durante a recuperação e, para isso, o médico pode indicar remédios analgésicos para aliviar as dores e desconfortos sentidos pós-operação. Geralmente os sintomas mais fortes acontecem nos primeiros três dias após o procedimento.
É importante salientar que como qualquer outra cirurgia, a lipoenxertia também pode ocasionar algumas complicações ao organismo. Desta forma é de extrema importância que se tome bastante cuidado no período pós-operatório, seguindo todas as indicações repassadas pelo profissional corretamente.
Ficou com alguma dúvida sobre Lipoenxertia? Entre em contato com a gente!