Ginecomastia

ginecomastia

Cirurgias plásticas são mais comuns entre as mulheres? Isso é o que a maioria das pessoas pensam. A verdade é que os homens cada dia mais estão procurando cirurgiões para “consertar” aquilo que não estão gostando, como cirurgias para eliminar rugas, procedimentos no nariz, cirurgia no bumbum, procedimentos para implantes de cabelo, entre outros.

Mas, além destes citados acima, também é comum o crescimento excessivo das mamas nos homens. As mamas crescem formando mamas volumosas como de mulheres. Isso acontece pelo excesso de tecido mamário e não pelo acúmulo de gordura, o que muitos acham que é a real causa.

Quais as principais causas desse acontecimento?

A ginecomastia pode acontecer em várias fases da vida de um homem, desde bebê até homens adultos. Quando bebê, recém nascido, é algo que ocorre dentro da barriga da mãe, quando o bebê entra em contato com estrogênio durante a gestação. A solução neste caso da criança nascer com o problema acaba sendo mais fácil de resolver, com o tempo vai sumindo e se disseminando, sem precisar de cirurgia.

Na fase da adolescência, geralmente começa a ser mais perceptível e evidente o problema aos quatorze anos de idade, e ainda pode ser somente em uma mama ou nas duas.

Mas, por que agora?

Acontece pelo simples fato de que a testosterona no corpo do menino teve o seu aumento lentamente ou mais tarde do que o normal. Nessa fase o estrogênio também está em alta no corpo do adolescente e se a testosterona não equilibrar ou elevar, acaba acarretando em problemas como este.

E nos adultos a causa é parecida com a da fase da adolescência, mas não é pelo mesmo aumento devagar da testosterona, nos adultos é pela queda excessiva da testosterona.

A queda da testosterona pode estar associada a alguma doença também, então é preciso estar alerta com a sua saúde sempre.

Assim que notar o crescimento das mamas em qualquer fase, é muito importante procurar uma ajuda médica, principalmente se existem dores.

Como tratar?

Os tratamentos realizados no caso de ginecomastia são tratamentos hormonais para equilibrar a forma exata necessária no organismo de testosterona e de estrogênio, em alguns casos é preciso até mesmo o bloqueio do estrogênio.

Ginecomastia

A cirurgia pode ser realizada somente com meninos após os dezoito anos de idade, mesmo após optar pela cirurgia, é preciso fazer uma série de exames para saber a real causa do aumento das mamas, ou seja, é preciso realizar o tratamento hormonal antes da cirurgia também, pois não adianta fazer a cirurgia e retirar os tecidos e os níveis hormonais continuarem desregulados.

A cirurgia de ginecomastia trata de retirar toda a mama do homem, não deixando nenhum tecido, pois se ficar qualquer tecido é possível que o crescimento retorne novamente.

A cirurgia possui suas peculiaridades e singularidades, pois para cada paciente será uma forma de realizar. Depende muito do tamanho das mamas, quanto maior, mais tecido e também mais pele deverá ser retirado, o que pode ocasionar em mais cicatrizes.

Tanto a retirada de tecidos quanto a de pele são feitas no mesmo momento, é considerada uma cirurgia simples, mas que precisa de um bom acompanhamento. Geralmente dura em torno de duas a três horas, precisando de anestesia local e de sedação, dependendo do caso o médico opta pela anestesia geral também.

A cirurgia de ginecomastia é indicada para homens maiores de idade que não alcançaram seus objetivos no procedimento clínico hormonal, e que por sua vez continuam incomodados com o tamanho das mamas.

A ginecomastia pode ser muito além de um procedimento estético quando estamos falando de adolescentes em sua fase de puberdade, isso pode e afeta muitos jovens nessa fase, causando insegurança, timidez, vergonha e problemas sociais. Mas não somente com jovens, homens também sentem vergonha de tirar a camisa ou usar certas camisas que salientam e mostram suas mamas, em certos casos pode-se chegar ao extremo e obter uma depressão.

Buscar ajuda médica é abrir os olhos para novas possibilidades de ajudar a si mesmo e a sua saúde, não importa se esteticamente ou por doenças, o importante é conciliar mente e autoestima.

Quer saber mais sobre a Ginecomastia? Entre em contato com a gente.