(61) 3234-6576

contato@acclinica.com.br

Otoplastia

otoplastia

Já ouviu falar em orelhas de abano? Pois então, são famosas por conta do tamanho e do formato aberto, e muitas pessoas não gostam do seu visual esteticamente.

A alteração do formato da orelha é causada por um problema na estrutura da cartilagem que, em vez de crescer rente ao couro cabeludo, se expande e fica aberta.

Otoplastia é muito mais que uma cirurgia para corrigir um caso exterior estético, pois visa principalmente as condições mentais que o problema pode expor a pessoa. Em crianças e adolescentes que sofrem bullying, por exemplo, por conta do formato maior e aberto das orelhas.

Essa estética, na maioria das vezes, expõem a criança e o adolescente tanto que, em alguns casos, existe até o início de um problema psicológico mais grave, como a depressão.

Se você tem dúvidas sobre como funciona a Otoplastia e todo o seu processo cirúrgico, está no lugar certo. Explicamos tudo isso aqui, neste conteúdo. Confira!

Processo Cirúrgico da Otoplastia

A cirurgia é realizada com anestesia geral e o tempo de internação no hospital é de doze horas. Cada caso é particular e é feita uma abordagem para a realização da cirurgia, sendo assim é necessário consultar um cirurgião para ver qual se encaixa melhor no caso e na suas condições.

Algumas técnicas prováveis e mais utilizadas são as de remoção ou raspagem da cartilagem. Os pontos da cirurgia geralmente são feitos atrás da orelha ou às vezes em vincos que a orelha já possui em suas forma estrutural.

Duração do processo cirúrgico

É comum durar pouco tempo, entre duas e quatro horas, podendo demorar um pouco mais em casos mais difíceis ou com algumas complicações presentes na cirurgia.

Pós-operatório

A recuperação cirúrgica é rápida, mas requer alguns cuidados especiais e que precisam ser realizados para que os resultados concluam-se com sucesso.

Por exemplo, é necessário usar uma faixa compressiva ou um capacete nos primeiros dias, após é usado uma faixa elástica envolta da cabeça que prende as orelhas por quatro semanas na hora de dormir, para que as mesmas fiquem protegidas e na posição correta.

Após uma semana o paciente pode voltar para suas atividades normalmente.

Resultado

O resultado é perceptível logo após a cirurgia, mas o completo e definitivo é possível ver somente seis meses ou um ano após a cirurgia, quando realmente acontece a cicatrização.

Contraindicações e riscos

Todos os pacientes, pessoas, com saúde em condições operáveis e com os exames pré operatórios com ótimos resultados podem realizar o procedimento.

O maior risco aos pacientes que a cirurgia pode causar é a insatisfação no formato da orelha, como a assimetria, formação de cicatrizes visíveis e a hipercorreção, quando a orelha fica “grudada” na cabeça.

Por isso salientamos a importância de uma conversa com o cirurgião e a análise dos prós e contras, englobando os possíveis resultados também.

Valores

Como em quase tudo na vida, o valor da cirurgia varia de cirurgião para cirurgião, mas tem uma média de preço entre cinco a dez mil reais, pois é necessário uma equipe cirúrgica como enfermeira, anestesista, instrumentos especiais e também os custos de hospitalização.

Mas, é possível conseguir pelo SUS (Sistema Único de Saúde)?

Não podemos afirmar que é impossível, mas com toda a certeza não é uma coisa simples e fácil de conseguir. Há algumas etapas e processos a serem enfrentados, como uma conversa com assistente social, e outros profissionais do sistema público, médicos especializados, para assim comprovar que é algo que está prejudicando o indivíduo e que a sociedade está prejudicando a pessoa e afetando o seu psicológico.

A pessoa com baixo autoestima sofre sozinha consigo mesma, e isso pode acarretar mais problemas para si e para quem está por perto também. Então, é muito importante procurar ajuda nestes casos mais extremos, para que não seja preciso tratar problemas psicológicos mais severos, como a depressão.

Então, se você quer saber mais sobre a Otoplastia, entre em contato com a gente!