(61) 3234-6576

contato@acclinica.com.br

Pé Diabético – É possível curar um pé diabético?

pe diabetico

Pé Diabético – É possível curar um pé diabético?

O termo pé diabético é utilizado para fazer referência a uma porção de feridas que englobam pernas, pés e dedos inferiores. Estando sempre associada à doença Diabetes.

O diabetes, seja ele do tipo 1 ou 2 não é apenas a elevação da glicemia como muitos acreditam. O paciente que possui o diabetes e é tratado de forma irregular ou insuficiente, acaba apresentando alterações nos vasos sanguíneos. Os vasos de maior calibre geralmente serão afetados quando a doença é mais arrastada em idades mais avançadas.

O grande problema é que o diabetes afeta os pequenos vasos sanguíneos. Desta forma, acontece uma falta de suprimento vascular que propicia a ocorrência de feridas. Para piorar essa situação, os pequenos nervos sensitivos dos pés também sofrem alterações. Com isso a sensibilidade fica diminuída.

A associação de falta de vascularização e perda de sensibilidade leva a um ciclo de feridas crônicas. E é fácil entender: acontece uma ferida e o paciente não percebe a ferida pois não sente. A ferida infecta ou fica sendo irritada por calçados e assim aumenta ainda mais. Torna-se então um problema cada vez maior.

É possível curar um pé diabético?

É um tratamento muito complexo, mas quando realizado de forma correta o paciente pode ficar livre desse mal. Mas sempre recomendamos primeiro a prevenção desse tipo de ferida.

Como prevenir o pé diabético?

Primeiramente o paciente deve controlar sua glicemia com um médico especializado. O uso regular de medicações não pode ser deixado de lado. Sempre observar como está a sensibilidade dos pés. Deve também ficar atendo á ferida iniciais. Evite cortar unhas de forma inadequada ou retirar cutículas dos pés.

Quais os tratamentos existentes para as feridas relacionadas ao diabetes?

Existem tratamentos inúmeros. Mas sempre orientamos controlar infecções com antibióticos e limpeza exaustiva. Mas podemos lançar mão de curativos em pomadas, curativo com carvão ativado, hidrogel, alginatos.

Quais são os tratamentos mais moderno para esse tipo de lesão?

As novidades são curativos a vácuo, oxigênio hiperbárico, prp e “fat graft” com células mesoteliais.

O que fazer se quiser tratar uma ferida relacionada ao diabetes?

Procure um especialista em feridas com equipe completa. Caso deseje, procure nossa clínica situada em Brasília –Distrito Federal.

Temos equipe de enfermagem e cirurgia plástica especializada em feridas de alta complexidade. Se tiver interesse ligue no telefone 61 32346576.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *