A radiofrequência é um técnica que atua através da geração de calor no tecido embaixo da pele, o que ocasiona a produção de novas fibras de colágeno que, consequentemente, melhoram o aspecto da pele. As correntes de alta frequência são emitidas com uma tensão de aproximadamente 30.000 volts.
Como funciona a radiofrequência
O primeiro passo para o procedimento é a higienização da pele com água e sabonete ou óleo de limpeza. Feito isso, é aplicado um gel de condução para o procedimento feito na região facial. Para o tratamento feito em outras partes do corpo, é aplicado vaselina.
Feito isso, é hora de utilizar os aplicadores posicionados na pele, sendo realizados disparos de radiofrequência no local tratado. A técnica não é invasiva e os efeitos são causados apenas na área onde o procedimento foi realizado.
O objetivo do procedimento feito em cada sessão é causar uma elevação da temperatura da pele e do tecido subcutâneo. Essa elevação pode variar entre 39°C a 42°C e acaba sendo mantida por um período de 14 minutos.
Atuação da radiofrequência
A radiofrequência é um tratamento muito procurado para o tratamento de gordura localizada, isso por que o calor profundo atua na célula de gordura, melhorando o metabolismo e aumentando a oferta e difusão de nutrientes. Isso faz com que o estoque de energia acabe diminuindo e contribuindo para a redução de seu volume.
Esse procedimento acaba atuando na inflamação causada pela celulite no tecido adiposo. Com essa melhora na gordura localizada acontece, consequentemente, uma melhora no aspecto da celulite.
Como citamos acima, o aparelho de radiofrequência aquece o tecido através da corrente elétrica, deixando o corpo em uma temperatura mais quente do que o normal, com isso acaba gerando a contração imediata do colágeno, com isso, a melhora no colágeno do paciente é visível.
Sessões necessárias
O indicado é que sejam feitas entre três e dez sessões em cada região tratada. O número de sessões tende a variar de acordo com o objetivo a ser alcançado e também da resposta ao tratamento que será dada pelo paciente.
A periodicidade é importante neste tratamento. Deve ser respeitado o prazo de uma sessão por semana para o corpo e de uma sessão a cada duas ou três semanas para o rosto. A sessão tem uma duração que vai variar entre 20 e 40 minutos, dependendo da área desejada por cada paciente.
Cuidados na radiofrequência
No período pré-tratamento não é necessário nenhum tipo de cuidado específico. No período após o tratamento é importante ficar atento ao aspecto da pele. Isso por que depois da sessão, a pele ficará com uma leve vermelhidão e inchaço suave a médio. Além disso pode haver urticárias e marcas roxas na pele. Outro fator que pode acontecer é o paciente apresentar alguma tipo de à substância utilizada, seja ela o gel ou a vaselina.
O protetor solar é extremamente importante neste processo e é recomendado todos os dias. Se fizer uma sessão e quiser aplicar o protetor, é necessário esperar, pelo menos, uma hora após a realização do procedimento.
Quem não pode fazer
O tratamento é indicado para pessoas saudáveis, que não tenham uma pele íntegra. No entanto, o tratamento – como a maioria dos procedimentos estéticos – possui algumas contraindicações que incluem: Febre, pacientes em quimioterapia, gestantes, prótese mecânica na região que será tratada, hipertensão arterial e diabetes.
O ideal é buscar um profissional qualificado e de sua confiança para falar sobre o tratamento e ver se seu estado de saúde é saudável. É extremamente importante ter essa consulta antes de fazer qualquer procedimento estético, buscando sempre um profissional ou consultório de sua confiança.
Quer saber mais sobre Radiofrequência? Entre em contato com a gente!